Artífices music player xD

terça-feira, 27 de abril de 2010

Arte na Bíblia!



"Vamos examinar o que a Bíblia tem a dizer sobre as artes e os artistas.




Além de ser a infalível Palavra de Deus e um agente de transformação de vidas, a Bíblia em si mesma é uma obra de arte. Pessoas por toda a história a tem estudado como exemplo de literatura requintada. Um desses estudiosos foi Frank E. Gabelein, que escreveu: "É um fato que, acima e além de qualquer outra peça da literatura mundial, de Homero a Virgílio, Dante, Cervantes, Shakespeare, Milton e Goethe, a Bíblia tem sido o livro mais plenamente reconhecido como notável".


A Bíblia é rica em seu uso artístico da metáfora. Meu exemplo favorito é o último capítulo de Eclesiastes, onde o processo de envelhecimento é tratado metaforicamente e comparado a uma casa: "No dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes as tuas pernas, e cessarem os teus moedores de boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem" (12.3-4).

Os "guardas da casa" que tremem referem-se às mãos que vibram quando alguém envelhece. Os "moedores" referem-se aos dentes e à nossa propensão de perdê-los quando envelhecemos. A perda de nossa visão é descrita como olhar por uma janela e ter insônia estão todas incluídas nessa inteligente analogia. Em vez de descrever o processo de envelhecimento usando termos clínicos, o autor apela para nossa imaginação, e ao fazer isso nos faz sentir a tristeza de envelhecer.


A Bíblia também contém poesia escrita com uma grande dose de habilidade e sofisticação. Os Salmos, Jô e Cantares são os mais notáveis exemplos de poesia bíblica.

O teatro é mencionado pela primeira vez na Bíblia quando Ezequiel é instruído para “representar” uma peça, descrevendo o cerco de Jerusalém. Ele desenhou a silhueta da cidade usando-a como um cenário familiar (Ez 4). Jesus muitas vezes falou em parábolas, contando estórias intrigantes e pitorescas, com um belo conteúdo teatral.


As artes visuais tiveram um papel importante na construção do tabernáculo (Êx 31.1-11). Francis Shaeffer chama a atenção para o fato de que o tabernáculo envolvia toda forma de representação artística conhecida pelo homem. As artes visuais também desempenharam um enorme papel na construção do templo. De fato, o templo foi decorado com esculturas e gravuras da mais alta qualidade (1 Rs 6.15-36; 7.23-39; 1 e 2 Cr 3.5-7; 4.1-7). Em 1 Reis 6.4, lemos que Salomão “fez janelas com molduras artísticas” . Alguns dos trabalhos de arte no templo, como certas colunas, não tinham utilidade (2 Cr 3.15-17). Era a beleza pela beleza.

A música também é mencionada frequentemente na Bíblia. Cantar era parte integrante da cultura Hebraica. O livro de Salmos, é, na verdade, um hinário que continuamente exorta-nos a cantar ao Senhor (Sl 149.1). A nação de Israel não apenas cantava durante o período de adoração; eles cantavam enquanto trabalhavam (Nm 21.16-18). Davi cantou uma canção que escreveu quando da morte de Saul e Jônatas (2 Sm 1.19-27). E ao folhearmos as páginas do livro do Apocalipse, fica óbvio que estaremos cantando, e muito, no céu (19.1-8)


Há também muita música instrumental na Bíblia. A palavra selah que aparece por todo o livro de Salmos (setenta e uma vezes, para ser exato) refere-se muito provavelmente a um interlúdio instrumental entre estrofes ou seções de música vocal. As trombetas eram utilizadas para convocar a nação de Israel para reuniões, para levantar acampamento, em festas, comemorações, durante a adoração, e em campanhas militares (Lv 23.24; Nm 10.1-10; 29.1; Js 6.20; Jz 3.27; 6.34; 7.19-22; 1 Sm 13.3; 2 Sm 2.28; 15.10; 18.16; 1 Rs 1.34; 2 Rs 9.13; Sl 150.3).


As trombetas também irão anunciar a segunda vinda de Cristo e a ressureição dos mortos (Mt 24.31; 1 Co 15.52). Outros instrumentos mencionados incluem a flauta, a lira, a harpa, e vários instrumentos de percussão (1 Sm 10.5; 1 Rs 1.40; 1 Cr 25.1; Sl 45.8; 92.1-3; 150.3; Mt 9.23).


A dança também está incluída na Bíblia. O Salmo 149.3 diz: “ Louvem o seu nome com danças”. O Salmo 150.4 também diz: “louvai-o com adufes e danças”. Miriã liderou as mulheres num louvor com dança em Êx 15.20. A dança era também parte das boas-vindas de volta para casa dos soldados, vindos da batalha (Jz 11.34). Houve canto e dança quando Davi derrotou Golias (1 Sm 18.6) e Davi dançou diante do Senhor quando trouxeram de volta a arca da aliança (2 Sm 6.14-15)










ARTISTAS NA BÍBLIA
Talvez eu seja tendencioso, mas penso que Deus tem um lugar especial em seu coração para artistas, porque muitos são mencionados na Bíblia. Ser um artista foi uma das primeiras ocupações registradas nos dias do Antigo Testamento, juntamente com a agricultura e a indústria (Gn 4.21). Há várias referências a grupos de músicos (Ne 10.28-29; Sl 150.3-5) e outros artistas (Ex 31.2-6; 35.30-35). A equipe de adoração servindo no templo durante o reinado de Davi era composta de 288 vocalistas (1 Cr 25.7). Um dos julgamentos feitos à Babilônia no livro de Apocalipse foi o de que a vida seria destruída da riqueza que os artistas trazem a ela (Ap 18.22).


Muitos artistas são mencionados pelo nome nas Escrituras. Não podemos mencionar todos, assim sendo, falarei apenas de alguns. Davi foi um músico e compositor talentoso (1 Sm 16.18), alguém que é descrito como um homem segundo o coração de Deus (1 Rs 4.32). Quenanias foi um grande cantor e um regente (1 Cr 15.22). Há um grupo de músicos em 1 Crônicas que chamo de percussonistas cantores. Seus nomes eram Asafe, Hemã e Etã (1 Cr 15.16-19), e eles eram vocalistas que davam o ritmo a todos ao tocar os pratos. Bezalel era um artista visual extremamente dotado (Ex 35.30-33).”

Baseado no livro: O coração do Artista de Rory Noland

"Todo ser que respira louve ao Senhor" (Sl 149.9)
(fonte: Jônatas de Almeida Bertone)





Foto: Arte de Carol Carvalho (IBNS)

2 comentários:

  1. Ótima publicação cara! Não sabia de todos esses artistas bíblicos (só de alguns acima citados =D)!Altamente edificante!

    ResponderExcluir